segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

A paternidade de Jovens Adultos

Os momentos da paternidade...
O jovem homem ao receber a noticia da sua paternidade o faz refletir sobre sua própria identidade, sobre sua vida, questionando-se sobre as possíveis mudanças, e por mais que este jovem pai crie expectativas de como lidar com seu filho (a) logo a sociedade e todos que os cercam o faz lembrar-se do seu papel, papel o qual é imposto culturalmente, como apenas o provedor, pois os cuidados primários precisam ser da mãe, da mulher, e que esses cuidados não fazem parte da natureza do homem.
Este discurso esta presente até nas mulheres quando dizem que o homem não é cuidadoso ou não pode desenvolver determinadas tarefas, portanto é imprescindível se ater a certos conceitos para não desvalorizar e desmotivar a capacidade, vontade e condições sejam do homem ou da mulher, pois ambos podem desenvolver e realizar o que bem quiser e achar necessário, sem julgamentos.
Outra etapa que o jovem pai se depara é de assumir a responsabilidade de inserir a criança no meio social, cultural e educativo, meio este qual a mãe é excluída, pois o pai tem o poder neste momento, principalmente o poder de impor limites e assim este pai torna-se o herói para criança, tornam-se deuses e que estarão sempre prontos a salvá-los de situações atribuladas.
Desta forma a criança, por sua vez se apropria deste lugar de herói que o pai se instala e coloca-se na posição do filhinho bonzinho e sensível, contendo todos os sentimentos que supostamente possam desagradar seu pai herói. Assim esta relação poderá desenvolver situações conflituosas e decepcionantes para ambos...

Se você gostou dessa pequena introdução sobre a relação pai e filho e seus percalços da paternidade na fase jovem adulto, clique no link e se aproprie mais da leitura.
Compartilhem...


2 comentários:

  1. Maravilhosa reflexão, de um assunto que esta cada vez mais inserido na sociedade.
    Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Caro leitor realmente é um assunto a ser discutido no âmbito social,para que possamos desconstruir alguns estigmas e assim melhorar esta relação familiar.

    ResponderExcluir

A psicologia é?